TRÁFEGO AÉREO

Em voo, pilotos podem consultar informações meteorológicas em tempo real

Publicada em: 08/10/2012 11:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Informações meteorológicas são essenciais para o voo. Chuva forte, nebulosidade baixa e nevoeiro podem ampliar a duração dos voos, gerar atrasos para os passageiros e até provocar o pouso em aeroportos alternativos. Para acelerar o acesso a esses dados, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está disponibilizando um serviço baseado em uma nova tecnologia que fornece, em tempo real, as informações meteorológicas para os pilotos que voam em território nacional.

O sistema D-Volmet consiste no acesso direto pelas aeronaves em voo, por meio de “data link”, das informações meteorológicas operacionais disponíveis no banco de dados operacionais de meteorologia do DECEA. A interface de acesso é pelo “Multifunction Control Display Unit” (MCDU) da aeronave, disponível no painel das aeronaves mais modernas.

Por meio desse sistema, a tripulação pode consultar informações em rota sobre nuvens (CB), turbulência e formação de gelo, por exemplo, dados importantes para a coordenação de desvios com o controle de tráfego aéreo. As informações relativas às condições meteorológicas dos aeroportos, decisivas para os procedimentos de pouso, também estarão disponíveis. O novo serviço entrou em funcionamento no último dia 3 de outubro e cobre as cinco regiões de informações de voo no Brasil, incluindo 150 aeroportos.

Segundo o DECEA, as condições meteorológicas são responsáveis pelo maior percentual de atrasos de voos no país, assim como ocorre no mundo. Em dias quando as condições de meteorologia são desfavoráveis, há um incremento de mais de 75% nos atrasos de voo no país.

Antes do D-Volmet, os pilotos podiam consultar as informações meteorológicas via rádio, utilizando as frequências pré-estabelecidas para a área de cobertura. Esse serviço, chamado de Volmet, continuará a existir, sobretudo para o atendimento secundário (reserva) e para aquelas aeronaves que não possuem equipamentos para a troca de informações por “data link”.

O DECEA, unidade do Comando da Aeronáutica responsável pelo controle de tráfego aéreo no Brasil, coordena aeronaves civis e militares numa área de 8,5 km2, assim como a supervisão das principais rotas que cruzam o Atlântico Sul para a África, Europa e Oriente Médio.
 

Assunto(s): , ,